Pular para o conteúdo principal

Roda Cultural homenageia a artesã Edmara Barbaresco.

Roda Cultural hoje resolveu, com justiça, prestar uma homenagem a uma das suas maiores colaboradoras em divulgação, a artesã paranaense Edmara Barbaresco, ela que trabalha com artesanatos de bonecas em Eva, mas também é especialista em diversas formas de artesanatos, como Ticot, Crochê, pinturas em gesso. Edmara vem recolhendo uma enorme soma de elogios aos seus trabalhos, que desenvolve desde o ano de 2010, quando tomou conhecimento da arte de confeccionar bonecas em EVA através da sua filha, que tendo aprendido, ensinou também algumas dicas a mãe artesã. Bastou para que a artesã se apaixonasse por aquela forma de arte e começasse a dar liberdade a toda sua criatividade, criando lindas peças dignas de muitos elogios. Mas hoje, Roda Cultural não homenageia Edmara Barbaresco apenas pela sua habilidade e competência com artesanatos em Eva, existe um outro lado da artesã, tão lindo quanto as bonecas que ela produz; O lado ser humano que revela uma mulher de luta, de fibra e muita solidariedade. Uma mulher que sofre suas quedas, mas sabe se erguer para continuar lutando e perseguindo seus sonhos. Como colaboradora do Projeto Sergipano Roda Cultural, nós a home nageamos pelo imenso serviço que presta nos divulgando, compartilhando e comentando sempre nossas publicações. Grato por isso, eu após ter recebido o convite da Revista Biografia, através do Professor e Escritor e Poeta, Daufen Bach, Fundador e Administrador da revista que muito gentilmente convidou o Poeta Tony Casanova para ser colaborador da Revista Biografia, indico a Artesã Edmara Barbaresco para exibir a público seus excelentes trabalhos artísticos. Fica então a homenagem e o agradecimento do Poeta Tony Casanova e do Projeto Sergipano Roda Cultural a Artesã Edmara Barbaresco, muito obrigado querida, parabéns e sucesso, muito sucesso. 

 Por Tony Casanova.

Mais Vistas do Mês

Artesanato | Roda Cultural visita o Mercado Thales Ferraz | Aracaju

O Projeto Roda Cultural saiu a campo e foi visitar o Mercado Thales Ferraz, um dos melhores pontos turísticos de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, no Nordeste brasileiro.Uma belíssima cidade banhada pelo Oceano Atlântico e cujas praias enriquecem a paisagem local. Para que você tenha uma noção, uma visita não é suficiente para desfrutar de tudo que lá podemos encontrar. Com uma estrutura reformada e bem organizada, O "Mercado", como conhecemos por aqui é rodeado de casarões coloniais, assim como o Centro Comercial de Aracaju. Em áreas divididas podemos encontrar alimentação pronta, especiarias e condimentos, flora desidratada para a produção de banhos e chás, sementes de toda espécie, confecções artesanais, mudas vivas de diversas plantas, alimentos como carne de peixes, aves, ovinos, suínos e bovinos, verduras, legumes e frutas, enfim uma diversidade de produtos são oferecidos ali.Ficamos encantados com a área destinada aos artesanatos. Parecia uma aquarela com tantas …

Artesanato, a magia da arte e o dom da criação.

Trabalhar com artesanato realmente é uma arte que exige muito amor e dom para produzir as peças e o artesanatos de bonecas não é diferente. O trabalho exige conhecimento na escolha da matéria prima adequada, técnicas de manuseio, criatividade e uma série de conhecimentos para conseguir finalizar a obra, como a mistura equilibrada de cores, a correta união de itens delicados e que darão leveza na obra, conhecimento de tendências e temas. É uma arte que não só gera renda, mas também serve como terapia e exercício da visão empreendedora dos artesãos e artesãs. Antes de iniciar-se qualquer trabalho ligado a área de artesanatos é preciso que se saiba exatamente se é realmente aquilo que se deseja fazer, se possui amor suficiente para dedicar-se e tempo para desempenhar as funções de artesão. A qualificação fica por conta de vários cursos oferecidos que podem ser feitos em casa através de revistas, videos ou até mesmo na internet, ou busca-se uma loja especializada no setor. As lojas que of…