Artesanato | Roda Cultural visita o Mercado Thales Ferraz | Aracaju


O Projeto Roda Cultural saiu a campo e foi visitar o Mercado Thales Ferraz, um dos melhores pontos turísticos de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, no Nordeste brasileiro.Uma belíssima cidade banhada pelo Oceano Atlântico e cujas praias enriquecem a paisagem local. Para que você tenha uma noção, uma visita não é suficiente para desfrutar de tudo que lá podemos encontrar. Com uma estrutura reformada e bem organizada, O "Mercado", como conhecemos por aqui é rodeado de casarões coloniais, assim como o Centro Comercial de Aracaju. Em áreas divididas podemos encontrar alimentação pronta, especiarias e condimentos, flora desidratada para a produção de banhos e chás, sementes de toda espécie, confecções artesanais, mudas vivas de diversas plantas, alimentos como carne de peixes, aves, ovinos, suínos e bovinos, verduras, legumes e frutas, enfim uma diversidade de produtos são oferecidos ali.Ficamos encantados com a área destinada aos artesanatos. Parecia uma aquarela com tantas cores vivas a misturar-se nas barracas. Eram souvenires, bonecas, arupembas(peneiras), chocalhos, animais de argila e porcelana, madeira e outros materiais. As bonecas davam um show á parte.
De impressionar era a simpatia dos comerciantes-artesãos, sempre sorridentes, prestativos e brincalhões, eles demonstravam um preparo no atendimento e ao mesmo tempo uma simplicidade encantadora. Visitamos várias barracas e marcamos com alguns comerciantes algumas entrevistas sobre suas artes e o comércio local. Quando você entra em um ambiente como aquele, só dá para sentir o cheiro da arte e é muito difícil não apaixonar-se por tudo. Para onde você olha tem arte extraída das mãos mágicas dos artistas. Desejei não ter saído dali, mas fiquei de retornar mais vezes, muitas vezes.
Eu praticamente sou sergipano, apesar de ter nascido em Salvador, na Bahia, fui trazido ainda pequeno para cá, por isso ví a cidade crescer, mas confesso que muito que encontro nela me surpreende. Muitas vezes debruçado nas muretas da Rua da Frente(Avenida Beira Mar), eu ficava olhando aquele rapaz corajoso nadando á frente de um navio enquanto uma multidão acompanhava da margem. Era Zé-Peixe, que de tanto guiar navios naquela área tornou-se um vulto da cidade de Aracaju. E nesta visita que fizemos ao Mercado Thales Ferraz, fomos conhecer o Memorial em homenagem a Zé Peixe e deixo a vocês a promessa de que vou trazer fotos desta visita e de outras que fizemos naquela localidade.
Por ora só posso pedir a você que ainda não visitou o Mercado Central de Aracaju, faça uma visita e aproveite, desfrute daquele ambiente agradável e cuja atmosfera é aromatizada com arte popular. Os materiais são diversos e vão desde a madeira, a argila, vime, palha, porcelana, tecido, eva, enfim tudo com muita cor e feito com carinho para que você possa guardar uma lembrança deste gigante que abriga nosso artistas artesãos. 


 Texto do escritor Tony Casanova . Direitos Autorais Reservados ao autor. Estão proibidas as cópias, colagens, divulgação em qualquer meio ou reprodução de qualquer natureza, do todo ou parte desta obra , sem a autorização expressa do autor sob pena de transgressão ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Intelectuais. O desrespeito implicará na aplicação das Sanções Penais cabíveis de acordo com a Legislação em vigor.

Seguidores no Google+

Boneca by Krika Artes Silva

Boneca by Krika Artes Silva
Loira com detalhes azuis

Branco e lilás

Branco e lilás

Boneca by Krika Artes Silva

Boneca by Krika Artes Silva
Negra com detalhes rosa

Detalhes em amarelo e branco

Detalhes em amarelo e branco

Natalinos

Natalinos